Boas notícias para os amantes de livros! Um novo estudo revelou que pessoas que leem livros por pelo menos 30 minutos diariamente têm mais chances de desfrutar de uma vida mais longa.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram 3.635 indivíduos com 50 anos ou mais. No final do estudo, aqueles que dedicavam tempo livre à leitura de livros viveram, em média, quase dois anos a mais do que aqueles que não liam nada.
As descobertas, relatadas pela equipe da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, demonstraram que pessoas que leem mais tendem a viver mais tempo, e apenas 3,5 horas de leitura por semana já eram suficientes para fazer a diferença.
Baseado em uma pesquisa anterior da Emory University, em Atlanta, os pesquisadores de Harvard sugerem que o processo lento e envolvente da leitura proporciona um “engajamento cognitivo”, especialmente se estiver lendo um romance que mantém a mente ativa e fortalece as áreas do cérebro responsáveis pelo processamento da linguagem.
Para surpresa dos autores, o estudo constatou que a leitura de livros aumentava mais a probabilidade de longevidade do que a leitura de jornais ou revistas. “Esse efeito ocorre porque os livros envolvem mais a mente do leitor, proporcionando benefícios cognitivos e, consequentemente, prolongando a vida”, explicou um dos autores do estudo, Avni Bavishi.
Os participantes da amostra foram divididos em três grupos: aqueles que não liam nada, aqueles que liam até 3,5 horas por semana, e aqueles que liam mais de 3,5 horas por semana. Levando em consideração fatores como gênero, raça e educação, após 12 anos, os integrantes do grupo que liam mais de 3,5 horas por semana tinham 23% menos probabilidade de morrer durante esse período. Aqueles que liam até 3,5 horas por semana apresentaram uma vantagem de 17% em comparação com os que não liam.
Os pesquisadores agora planejam analisar se há diferenças notáveis entre a leitura de ficção e não-ficção, e se o uso de e-books e audiobooks é tão benéfico quanto a leitura de romances em papel.
Em resumo, se você é um amante de livros, pode comemorar! Dedicar um tempinho diário à leitura, mesmo que seja apenas meia hora, pode não só enriquecer sua mente, mas também prolongar sua vida.