Você já se perguntou por que a água do mar é salgada? De onde vem todo aquele sal? Esta é uma dúvida comum, especialmente para aqueles que podem ter esquecido algum detalhe das aulas de ciências sobre o ciclo da água.
Para começar, o cloreto de sódio (nome químico do popular sal de cozinha) não é a única substância dissolvida nos oceanos. Existem outros minerais que participam do "tempero" da água do mar, como cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, e sulfato de cálcio, entre outros.
O que muita gente não sabe é que o sal existente no mar na verdade sai das rochas, é carregado pelos rios e se concentra nos oceanos. Para entender como isso funciona, é necessário compreender algumas características do ciclo da água.
O Ciclo da Água
No nosso planeta, 84% do total da água evaporada em direção à atmosfera sai dos oceanos. No entanto, por causa da ação dos ventos, apenas 77% do total de água retorna à superfície em forma de chuva, que acaba voltando para os oceanos. Com os rios, a proporção é diferente: eles recebem mais água do que perdem. Ou seja, exatamente o contrário do que ocorre nos oceanos.
"A natureza é sábia, e para manter o sistema em equilíbrio, os rios correm para o mar.
Quando percorrem os continentes, as águas dos rios carregam íons de cloro e de sódio. Esses íons se soltam das rochas nos leitos dos rios e depois se unem, formando o cloreto de sódio, que é levado junto com a água dos rios até o mar.
Por que a Água do Mar é Salgada?
Como o sal não evapora com a água, toda essa substância carregada pelos rios se acumula nos mares.
Além disso, é interessante notar que o processo não é imediato. A evaporação da água do mar deixa para trás os sais e outros minerais, que se acumulam ao longo do tempo. E mesmo que a água doce dos rios deságue nos oceanos, ela traz consigo mais minerais que aumentam a salinidade.
O equilíbrio natural do ciclo da água garante que os rios, carregados de minerais das rochas, levem sal aos mares, perpetuando o sabor característico da água salgada. Portanto, a água do mar é salgada devido a milhões de anos de processos naturais que continuam até hoje.
A próxima vez que estiver na praia e sentir o gosto salgado da água do mar, lembre-se de que você está experimentando um resultado de milhões de anos de geologia e ciclos naturais da Terra.