Neymar, um dos melhores do mundo, tornou-se a transferência mais cara da história do futebol .... Ver mais
26/03/2024

PUBLICIDADE

Neymar da Silva Santos Júnior, é paulista de Mogi das Cruzes, e nasceu no dia 5 de fevereiro de 1992, ele é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente joga pelo Al-Hilal e pela Seleção Brasileira. É considerado o principal futebolista brasileiro da atualidade e um dos melhores do mundo, sendo o maior artilheiro da Seleção Brasileira.

Revelado pelo Santos em 2009, #Neymar ganhou diversos títulos com o clube, incluindo dois Campeonatos Paulistas seguidos, uma Copa do Brasil e uma Libertadores; com esse último sendo o primeiro do Santos desde 1963.

PUBLICIDADE

Ganhou por duas vezes seguidas o prêmio de melhor jogador sul-americano do ano, em 2011 e 2012, e um prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano, em 2011. Em 2013, foi vendido ao Barcelona, após ser protagonista da conquista da Copa das Confederações de 2013 pela Seleção Brasileira. Considerada a venda mais cara da história do futebol brasileiro, Neymar, na sua segunda temporada pelo clube espanhol, estrelando um trio de ataque ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez, conquistou a tríplice coroa de La Liga, Copa del Rey e Liga dos Campeões da UEFA, terminando como um dos artilheiros da última e se consagrando como um dos melhores futebolistas do mundo, sendo finalista da Bola de Ouro da FIFA por suas atuações no mesmo ano.

PUBLICIDADE

Em 2017, tornou-se a transferência mais cara da história do futebol, com sua venda miIionária ao Paris Saint-Germain por 222 milhões de euros. Nesse mesmo ano, foi pela segunda vez na carreira um dos três finalistas da premiação da FIFA de melhor jogador do mundo, desta vez nomeado The Best FIFA Football Awards. Na sua terceira temporada em Paris, Neymar ajudou o PSG a chegar à sua primeira final de Liga dos Campeões, em que perderam por 1–0.

PUBLICIDADE

Neymar é o jogador brasileiro com mais gols por essa competição desde 2018, quando superou Kaká.

Pela Seleção Brasileira, Neymar estreou com 18 anos e é atualmente o camisa 10, principal jogador. Disputou a Copa do Mundo FIFA de 2014, onde marcou quatro gols em cinco partidas, mas sofreu uma gr4ve Iesão na coluna durante as quartas de final contra a Colômbia, o que o afastou da competição. No ano anterior havia conquistado o título da Copa das Confederações FIFA, sendo a principal estrela brasileira durante os cinco jogos da campanha, onde fez quatro gols e deu três assistências, tendo, inclusive, levado o prêmio de melhor jogador da competição e ainda a Chuteira de Bronze.

PUBLICIDADE

Participou da Copa do Mundo FIFA de 2018, marcou dois gols, mas o Brasil foi eIiminado nas quartas de finais. Também disputou três edições da Copa América, em 2011, 2015 e 2021, sem conseguir passar das quartas de finais nas duas primeiras oportunidades e perdendo o título para a Argentina na última. Em 2016, fez parte do elenco que ganhou o primeiro título olímpico da história da Canarinho, marcando o pênalti que lhe deu o título e saindo como herói.

PUBLICIDADE

Fora de campo, Neymar é um dos atletas mais bem sucedidos do mundo; A SportsPro o nomeou o atleta mais comercializável do mundo em 2012 e 2013, e a ESPN citou-o como o quarto atleta mais famoso do mundo em 2016. Em 2017, Neymar foi incluído pela Time na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2018, a France Football classificou Neymar como o terceiro jogador de futebol mais bem pago do mundo.

PUBLICIDADE

A Forbes o classificou como o terceiro atleta mais bem pago do mundo em 2019, e o quarto atleta mais bem pago em 2020. Durante nove anos, Neymar foi um dos principais endossadores da empresa estadunidense de roupas esportivas Nike, até assinar com a alemã Puma em agosto de 2020.

PUBLICIDADE

AD
Artigo